Este final de semana fizemos o tão esperado curso de gestantes na Perinatal.
Antes estava em dúvida se deveria fazer ou não, até porque o curso é pago e não é barato, e no momento estamos com outras prioridades, mas acabei me convencendo que para o papai seria de grande utilidade. Bom, ainda bem que fizemos o curso! Foi um dinheiro muito bem gasto (assim como todo aquele que temos gasto durante a gestação)!!!
Me falaram que a primeira aula seria chata porque fala desde o início da gestação, o que parece besteira para uma gestante de quase 34 semanas como eu. Puro engano, foi tudo perfeito!
Vou contar abaixo passo-a-passo do curso para poder ajudar as mamães de primeira viagem como eu.
1 dia:
As aulas foram super bem ministradas e mesmo que para mim, não tenha feito muita diferença já que faço parte de um grupo maravilhoso de amigas e mamães onde debatemos, com freqüência, questões como parto normal, episiotomia, laceração, doulas, cesárea, anestesias, pega correta, amamentação, dentro outras, enfim... Me senti super segura e para o papai foi excelente!!!
Com certeza ele se tranquilizou muito ao saber que se a minha bolsa rompesse ele poderia esperar eu tomar um banho antes de corrermos pra maternidade...hahahaha.
Uma coisa que me esclareceram e que eu não sabia é que a presença de mecônio (cocô do bebê) significa necessariamente sofrimento fetal, ou seja, se a bolsa romper e o líquido for um pouco escuro, corra pra maternidade porque o bebê está sofrendo e, neste caso, a cesárea é o parto adequado sob pena de risco de vida do bebê!!
Bom, informaram também que a presença de doulas na São José já foi proibida e em breve será na Perinatal, pois elas têm trazido alguns problemas para a equipe médica, principalmente obstetra e pediatra. Não preciso manifestar minha opinião sobre o assunto, pois quem me conhece já sabe o que eu acho sobre isso.
Eu continuo com esperanças que entrarei em TP antes do dia 27/03 e se isso acontecer pode até ser que eu tente o parto normal. Vamos ver até lá! Inicialmente já deixei a minha cesárea devidamente marcada para o dia 27 de março, pois além de cair numa segunda-feira poderei ter a companhia do maridão durante quase 40 dias, assim fico menos ansiosa e com menos receio de que o João resolva nascer logo no dia 1 de abril!
2 dia:
Hoje o curso foi ainda mais proveitoso. Tivemos aulas práticas sobre o banho do bebê, troca de fraldas e a tão temida (ao menos pra mim) amamentação.
Definitivamente a amamentação é algo que eu sonho demais (perde-se cerca de 800K por cada litro de leite produzido), mas que acho simplesmente horrível! E um momento que terei apenas com o meu filho e que qualquer pessoa estranha a ele ou meu marido farão com que eu me sinta extremamente desconfortável.
A aula foi excelente. Descobri que pouco importa o tamanho do bico, se é grande ou pequeno, torto ou invertido, o que importa é que o bebê ao abocanhar o seio pegue toda a aréola (é a chama pega correta) e para isso basta que mãe o ajude fazendo uma “pinça” com os dedos, sendo o bico apenas um acessório à amamentação, ou seja, o uso das conchas de amamentação não servem basicamente para nada (estarei aposentando as minhas até o pós-parto, onde as utilizarei para proteção dos seios).
Outra informação que minha médica me deu foi reafirmada durante as aulas. A massê é perigosa e serve apenas para afinar a aréola e o bico! Seu uso não é recomendado. Já a lansinoh é muito bem recomendada, mas não para a preparação dos seios, e sim para a sua cicatrização apenas durante a amamentação. Parabéns Dr Silvia, sua afirmações foram todas ratificadas pelos profissionais que ministraram o curso. Bom, nada melhor que confiramos no nosso obstetra né?
Ah, outra informação preciosa!!! Eu poderei SIM, eventualmente, tomar uma garrafa de vinho ou váaaaaaarios chopps! Basta que antes eu ordenhe o leite e o deixe separado para o João. Que notícia maravilhosa!!! rs
Bem, passada a aula sobre os cuidados com amamentação, tivemos a aula de banho do bebê. De início achei extremamente complicado, pois de acordo com o método ensinado, o ideal durante o primeiro mês é dar o banho na cabeça e rostinho com o bebê enrolado da toalha para apenas após lavar o corpinho. Vou até experimentar o ensinado, mas vou deixar que o meu lado maternal se aflore e me ensine a melhor forma.
As trocas de fraldas são como eu já esperava, mas isso apenas a prática vai me ensinar!
Bom, é isso. O curso foi muito válido. Recomendo muito especialmente a parte sobre amamentação. Cada dia tenho mais certeza de que não existe leite fraco e tampouco “seio” problemático que impeça a amamentação. Vamos ver quando chegar a minha vez!
Bjks,Cláudia – mamãe ansiosa!
3:29 PM
