João Pedro


Sou Carioca e Tricolor de coração,
nasci no dia 20/03/06 às 20:25 na Maternidade Santa Lúcia em Botafogo/RJ.
Quando bebê era invocadinho e pouco sorridente, mas agora as coisas mudaram!
Sou espoleta, obediente, exibido, tagarela e cada dia mais carinhoso.
Durmo sozinho desde bem pequenininho e adoro ouvir historinhas e cantar musiquinhas.
Sou completamente fissurado por carros e bola.
Definitivamente cheguei para tornar a vida do papai e da mamãe mais completa, maravilhosa e muito mais agitada do que já era.... ahahahaha.



Mamãe e papai


Mamãe:Cláudia
Nasc:28/11
Signo:Sagitário
Natural: Rio de Janeiro
Profissão: Advogada com muito prazer!


Papai:Marcelo
Nasc:25/01
Signo:Aquário
Natural: Rio de Janeiro
Ocupação: TI






[19 fevereiro, 2006]

Curso de gestante - Dicas especiais

Este final de semana fizemos o tão esperado curso de gestantes na Perinatal.
Antes estava em dúvida se deveria fazer ou não, até porque o curso é pago e não é barato, e no momento estamos com outras prioridades, mas acabei me convencendo que para o papai seria de grande utilidade. Bom, ainda bem que fizemos o curso! Foi um dinheiro muito bem gasto (assim como todo aquele que temos gasto durante a gestação)!!!
Me falaram que a primeira aula seria chata porque fala desde o início da gestação, o que parece besteira para uma gestante de quase 34 semanas como eu. Puro engano, foi tudo perfeito!

Vou contar abaixo passo-a-passo do curso para poder ajudar as mamães de primeira viagem como eu.
1 dia:
As aulas foram super bem ministradas e mesmo que para mim, não tenha feito muita diferença já que faço parte de um grupo maravilhoso de amigas e mamães onde debatemos, com freqüência, questões como parto normal, episiotomia, laceração, doulas, cesárea, anestesias, pega correta, amamentação, dentro outras, enfim... Me senti super segura e para o papai foi excelente!!!
Com certeza ele se tranquilizou muito ao saber que se a minha bolsa rompesse ele poderia esperar eu tomar um banho antes de corrermos pra maternidade...hahahaha.
Uma coisa que me esclareceram e que eu não sabia é que a presença de mecônio (cocô do bebê) significa necessariamente sofrimento fetal, ou seja, se a bolsa romper e o líquido for um pouco escuro, corra pra maternidade porque o bebê está sofrendo e, neste caso, a cesárea é o parto adequado sob pena de risco de vida do bebê!!
Bom, informaram também que a presença de doulas na São José já foi proibida e em breve será na Perinatal, pois elas têm trazido alguns problemas para a equipe médica, principalmente obstetra e pediatra. Não preciso manifestar minha opinião sobre o assunto, pois quem me conhece já sabe o que eu acho sobre isso.
Eu continuo com esperanças que entrarei em TP antes do dia 27/03 e se isso acontecer pode até ser que eu tente o parto normal. Vamos ver até lá! Inicialmente já deixei a minha cesárea devidamente marcada para o dia 27 de março, pois além de cair numa segunda-feira poderei ter a companhia do maridão durante quase 40 dias, assim fico menos ansiosa e com menos receio de que o João resolva nascer logo no dia 1 de abril!
2 dia:
Hoje o curso foi ainda mais proveitoso. Tivemos aulas práticas sobre o banho do bebê, troca de fraldas e a tão temida (ao menos pra mim) amamentação.
Definitivamente a amamentação é algo que eu sonho demais (perde-se cerca de 800K por cada litro de leite produzido), mas que acho simplesmente horrível! E um momento que terei apenas com o meu filho e que qualquer pessoa estranha a ele ou meu marido farão com que eu me sinta extremamente desconfortável.
A aula foi excelente. Descobri que pouco importa o tamanho do bico, se é grande ou pequeno, torto ou invertido, o que importa é que o bebê ao abocanhar o seio pegue toda a aréola (é a chama pega correta) e para isso basta que mãe o ajude fazendo uma “pinça” com os dedos, sendo o bico apenas um acessório à amamentação, ou seja, o uso das conchas de amamentação não servem basicamente para nada (estarei aposentando as minhas até o pós-parto, onde as utilizarei para proteção dos seios).
Outra informação que minha médica me deu foi reafirmada durante as aulas. A massê é perigosa e serve apenas para afinar a aréola e o bico! Seu uso não é recomendado. Já a lansinoh é muito bem recomendada, mas não para a preparação dos seios, e sim para a sua cicatrização apenas durante a amamentação. Parabéns Dr Silvia, sua afirmações foram todas ratificadas pelos profissionais que ministraram o curso. Bom, nada melhor que confiramos no nosso obstetra né?

Ah, outra informação preciosa!!! Eu poderei SIM, eventualmente, tomar uma garrafa de vinho ou váaaaaaarios chopps! Basta que antes eu ordenhe o leite e o deixe separado para o João. Que notícia maravilhosa!!! rs

Bem, passada a aula sobre os cuidados com amamentação, tivemos a aula de banho do bebê. De início achei extremamente complicado, pois de acordo com o método ensinado, o ideal durante o primeiro mês é dar o banho na cabeça e rostinho com o bebê enrolado da toalha para apenas após lavar o corpinho. Vou até experimentar o ensinado, mas vou deixar que o meu lado maternal se aflore e me ensine a melhor forma.
As trocas de fraldas são como eu já esperava, mas isso apenas a prática vai me ensinar!
Bom, é isso. O curso foi muito válido. Recomendo muito especialmente a parte sobre amamentação. Cada dia tenho mais certeza de que não existe leite fraco e tampouco “seio” problemático que impeça a amamentação. Vamos ver quando chegar a minha vez!
Bjks,Cláudia – mamãe ansiosa!


3:29 PM


3 Comentários aqui.

Amiga,
Que bom que vcs gostaram do curso, eu achei ótimo. E concordo com vc, é super importante tb para o pai, principalmente em relaçaão ao trabalho de parto. O banho eu tentei dar, mas achei complicado demais!!! Mas com certeza o seu instinto vai escolher o que for melhor para vcs.
Um beijão,
Rafa e Ana Luiza

Cláudia, que bom que o curso foi tão bom assim pra vcs! É muito legal mesmo ouvir pessoas experientes, né?

Com relação ao banho, é a primeira vez que ouço isso de lavar a cabeça do bebê com ele enrolado na toalha. :) Qual a razão que elas deram pra isso?

Bom saber sobre a Massê. Vai ver que ela que foi a culpada pelo meu seio ter até sangrado no 1º mês da Amanda! Só acho estranho ela continuar sendo vendida normalmente com a função de preparar os seios!

B-jins!
MoJ

Oi Cláudia... tb tenho vontade de fazer um curso assim, embora aqui na minha cidade só tenha cursos pagos... mas ao mesmo tempo fico com receio, pois são tantas informações às vezes desencontradas, que agente termina deixando meio que de lado o nosso instinto... mas de qualquer forma, agente vai pegando algumas dicas com esses profissionais né? Quanto ao peito, sou cirmada com esses produtos, segundo a mais antigas, basta tomar um pouco de sol nos bicos e passar um puquinho de leite materno e esperar secar, claro acompanhada a uma boa "pega" ameniza um pouco as dores das primeiras mamadas... tô assim pescando algumas informações, mas tb esperando pra ver como vou reagir a elas quando minha fofinha chegar... um abraço e me visita tá?

Postar um comentário

<BODY>